Um cidadão português foi detido, na manhã desta segunda-feira, em Valinhos, no estado brasileiro de São Paulo, por ser suspeito de participar num esquema de tráfico internacional de crianças.
A investigação começou na passada quinta-feira, 30 de novembro, quando a procuradoria de Valinhos informou a Polícia Federal de que um bebé recém-nascido tinha sido abandonado pela mãe num hospital da cidade, revela o portal brasileiro G1, da Globo.
O bebé, que ainda se encontra no hospital, estava registado como sendo filho de um homem com nacionalidade portuguesa e, durante a investigação, a polícia brasileira apurou que uma outra recém-nascida havia sido registada naquele hospital como sendo filha do mesmo homem, menos de um mês antes.
Em ambos os casos, o registo de paternidade foi feito com documentos falsos e eram acompanhados de pedidos de guarda unilateral, o que permitiria que o homem saísse do país com os bebés sem autorização da mãe.
De acordo com o G1, a polícia apurou ainda que o homem fez quatro viagens entre o Brasil e Portugal nos anos de 2015, 2021 e 2023, duas das quais no presente ano. Na última viagem de regresso a Portugal, o homem levou uma bebé recém-nascida com menos de um mês de vida. No entanto, quando regressou a São Paulo, já não tinha a criança.
Após as suspeitas, as autoridades decidiram adiar a alta hospitalar do bebé, agora abandonado, enquanto decorrem as investigações.
Além da detenção, a operação policial deu cumprimento a cinco mandados de busca.
Leia Também: Detido em Barcelona por tentar vender mulher para exploração sexual