Um grupo de cerca de 10 ativistas do Climáximo bloquearam o trânsito na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, na direção da entrada do túnel do Marquês de Pombal, em hora de ponta, esta quinta-feira.
Foi o grupo quem deu conta do incidente, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, adiantando que "alguns ativistas bloquearam a estrada, [enquanto] outros dois penduraram-se no viaduto com uma faixa onde se lê 'governos e empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta'".
No protesto, os ativistas "apontam a necessidade de disrupção perante a continuação de uma normalidade onde as instituições continuam a produzir a crise climática e do custo de vida", refere ainda.
Em causa está "uma conferência de clima sem qualquer acordo vinculativo, presidida pelo executivo de uma petrolífera, a sociedade não pode voltar à complacência da marcha rumo ao abismo".
A ação ocorre 5 dias após o grupo Climáximo organizar uma assembleia aberta em Lisboa, onde foram discutidas prioridades estratégicas para o movimento de justiça climática, "que incidiu no fim a todos os subsídios públicos à economia fóssil, fim às emissões de luxo, e travar todos os projetos que aumentem emissões de gases com efeito de estufa, como o novo gasoduto e um novo aeroporto de Lisboa, seja qual for a sua localização - e garantir um investimento massivo num serviço público de energias renováveis e transportes coletivos que garantam direitos fundamentais", frisou ainda.
Segundo o grupo, "é urgente travar este sistema que nos leva premeditadamente para o colapso climático e social, provocando um diálogo da sociedade com agência para mudar e colocar a crise climática, os cuidados e apoio social no centro da discussão política".
Contactado pelo Notícias ao Minuto, a Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou o que os ativistas "cortaram momentaneamente a via", mas que já se encontra reaberta.
O alerta foi dado para aquela autoridade cerca das 9h19.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Amnistia denuncia "julgamento em massa" de vários ativistas durante COP28