O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, desejou um "bom Natal" a todos os portugueses e agradeceu a dedicação dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e das diferentes instituições da tutela que vão estar a trabalhar nesta época festiva.
Ainda dirigindo-se a esses profissionais, Pizarro, num vídeo na plataforma Youtube e partilhado na rede social X (antigo Twitter), salientou que vão estar "a trabalhar para proteger os portugueses, a trabalhar para garantir que aqueles que necessitarem de cuidados de Saúde têm no SNS uma resposta à medida das suas necessidades".
E continuou: "É sempre assim que acontece. O SNS tem dificuldades mas graças à competência e dedicação dos seus profissionais é o porto seguro a que cada um de nós pode recorrer se precisar de cuidados de saúde".
De recordar que hoje e amanhã, 24 e 25 de dezembro, vão estar abertos mais de 180 centros de saúde, segundo anunciou, esta sexta-feira, o Ministério da Saúde.
Segundo a tutela, durante o fim de semana alargado, os centro de saúde "vão assegurar resposta aos utentes" do Serviço Nacional de Saúde (SNS), estando a funcionar mais de 180 unidades "em horário complementar" na véspera e no dia de Natal.
Este domingo, 24 de dezembro, estarão em funcionamento 191 unidades. Na segunda-feira, feriado de 25 de dezembro, estarão operacionais 187 centros de saúde.
No entanto, a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde anunciou, este domingo, que (apenas) cerca de metade das unidades com urgências estarão a funcionar em pleno na última semana deste ano.
"Durante a última semana de 2023, serão 45 unidades a funcionar em pleno (54%)", adianta o plano de reorganização da rede dos serviços de urgência do SNS para o período entre 24 e 30 de dezembro.
Leia Também: Aumentos a todos os médicos? "Com satisfação que SIM obteve confirmação"