O IRA - Intervenção e Resgate Animal aproveitou o último dia do ano para deixar umas dicas para proteger o seu animal de estimação, numa noite em que o lançamento dos fogos de artifício podem causar pânico e ansiedade aos seus amigos de quatro patas.
Assim, de forma a evitar que os animais sofram algum problema de saúde ou fujam, a associação de bem-estar animal aconselha os donos para minimizarem as consequências dos festejos da meia-noite.
Os donos não devem deixar o animal sozinho "sempre que possível" e devem mantê-lo "dentro de casa", fechando "todas as portas, janelas, persianas e cortinas para minimizar todo o barulho exterior".
"Mantenha-se calmo, relaxado e ignore o barulho exterior (o seu animal vai sempre olhar para si a procura de sinais de alerta) e mantenha, se possível, uma rotina normal durante os foguetes", refere o IRA numa publicação na rede social Facebook.
De forma a distrair o patudo do que se passa no exterior, deve "colocar comida dentro de brinquedos", "brincar" com ele e, "se o patudo está habituado a sons de televisão ou rádio, mantenha estes ligados e altos, tentando abafar os sons exteriores".
Se o seu bichinho de estimação é medroso por si só, fique perto dele e "dê-lhe carinho para o acalmar".
"Pode usar alguns calmantes naturais para diminuir o stress e, caso tenha um animal que sofra de convulsões, tenha preparada a medicação SOS para as mesmas", refere ainda a nota.
Se for um gato, "não o tente retirar do esconderijo que ele arranjou, podendo stressá-lo mais".
Se estiver na rua, deve colocar "a trela no seu animal para o impedir de fugir e poder perder-se ou magoar-se seriamente".
Além de todos estes cuidados, certifique-se que os dados do microchip estão em dia para o caso do patudo fugir.
Leia Também: Passagem de ano em casa? Esteja atento a estas recomendações