Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Tem animais? Dicas para os manter em segurança esta Passagem de Ano

Entre outros conselhos para minimizar as consequências dos festejos da última noite deste ano, deve manter o seu animal de estimação "dentro de casa", fechando "todas as portas, janelas, persianas e cortinas para minimizar todo o barulho exterior".

Tem animais? Dicas para os manter em segurança esta Passagem de Ano
Notícias ao Minuto

14:04 - 31/12/23 por Notícias ao Minuto

País IRA

O IRA - Intervenção e Resgate Animal aproveitou o último dia do ano para deixar umas dicas para proteger o seu animal de estimação, numa noite em que o lançamento dos fogos de artifício podem causar pânico e ansiedade aos seus amigos de quatro patas.

Assim, de forma a evitar que os animais sofram algum problema de saúde ou fujam, a associação de bem-estar animal aconselha os donos para minimizarem as consequências dos festejos da meia-noite.

Os donos não devem deixar o animal sozinho "sempre que possível" e devem mantê-lo "dentro de casa", fechando "todas as portas, janelas, persianas e cortinas para minimizar todo o barulho exterior".

"Mantenha-se calmo, relaxado e ignore o barulho exterior (o seu animal vai sempre olhar para si a procura de sinais de alerta) e mantenha, se possível, uma rotina normal durante os foguetes", refere o IRA numa publicação na rede social Facebook.

De forma a distrair o patudo do que se passa no exterior, deve "colocar comida dentro de brinquedos", "brincar" com ele e, "se o patudo está habituado a sons de televisão ou rádio, mantenha estes ligados e altos, tentando abafar os sons exteriores".

Se o seu bichinho de estimação é medroso por si só, fique perto dele e "dê-lhe carinho para o acalmar".

"Pode usar alguns calmantes naturais para diminuir o stress e, caso tenha um animal que sofra de convulsões, tenha preparada a medicação SOS para as mesmas", refere ainda a nota.

Se for um gato, "não o tente retirar do esconderijo que ele arranjou, podendo stressá-lo mais".

Se estiver na rua, deve colocar "a trela no seu animal para o impedir de fugir e poder perder-se ou magoar-se seriamente".

Além de todos estes cuidados, certifique-se que os dados do microchip estão em dia para o caso do patudo fugir.

Leia Também: Passagem de ano em casa? Esteja atento a estas recomendações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório