Salvador nasceu a 14 de julho de 2023 e foi diagnosticado com Leucemia Mieloblástica Aguda com apenas seis semanas de vida. Nessa altura, começou a sua "grande batalha" e os pais estão a apelar à doação de sangue e medula óssea numa campanha intitulada "Salvar o Salvador".
"Olá a todos, o nosso Salvador tem leucemia mieloblástica aguda e precisa de um transplante de medula óssea para dar cabo desta doença, e não tendo irmãos, precisamos de encontrar um dador que seja compatível com ele", apelaram os pais numa página, criada no início de dezembro, na rede social Facebook.
Desde então, a mãe do bebé, que se encontra internado no Hospital Pediátrico de Coimbra, tem partilhado o dia-a-dia dos tratamentos e o seu estado de saúde.
A leucemia mieloblástica aguda é uma das formas mais graves da doença e o tratamento mais comum é a quimioterapia. No entanto, para o pequeno Salvador, resta a "esperança de encontrar um dador de medula óssea compatível".
De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), para ser um potencial dador de medula óssea é necessário "ter entre 18 e 45 anos", "ter um mínimo de 50kg e 1.50 metros de altura", "ser saudável" e "nunca ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980".
Para se inscrever, basta preencher um inquérito e dirigir-se a um centro de sangue e transplantação, onde se fará a colheita de uma amostra de sangue.
Leia Também: Tempo de espera nas urgências do Hospital de Portimão passa as 20h