A Marinha Portuguesa coordenou, durante a manhã de hoje, "uma operação de busca e salvamento de duas pessoas a bordo da embarcação de recreio 'ER BICHEPPI', a navegar a cerca de três milhas náuticas, o equivalente a cerca de 6 quilómetros, a noroeste do Porto da Figueira da Foz", distrito de Coimbra.
Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Marinha revela que o pedido de auxílio chegou ao Capitão do Porto da Figueira da Foz "por via de chamada telefónica, relatando que o veleiro teria ficado sem propulsão e à deriva, nas imediações da entrada do porto".
"De imediato foi ativada a lancha do Instituto Socorros a Náufragos (ISN) 'MOISES MACATRÃO' que se deslocou para o local", refere a Marinha.
No entanto, devido às condições meteorológicas que se faziam sentir no local, à probabilidade de encalhe do veleiro e por impossibilidade de efetuar o transporte para o Porto da Figueira da Foz, dado que a barra se encontrava condicionada a embarcações inferiores a 35 metros, a lancha do ISN "acabou por efetuar o reboque para o porto da Nazaré, onde atracou, juntamente com o veleiro, pelas 17 horas", refere ainda.
"A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo garante uma resposta continua em todo o território nacional a incidentes que possam ocorrer", lê-se na conclusão da nota informativa.
Leia Também: AMN recomenda "estado de vigilância permanente" no mar e costa dos Açores