A ilha Terceira, nos Açores, acordou no domingo, dia 14 de janeiro, com um sismo de magnitude 4,5 na escala de Richter.
De acordo com as autoridades regionais, o abalo não causou danos pessoais ou materiais. Contudo, foi o suficiente para os habitantes apanharem o grande susto, como descrevem vários internautas açorianos nas redes sociais.
Um vídeo captado por uma câmara de videovigilância, publicado no Facebook por Bruno Costa, um habitante da freguesia de Santa Bárbara, mostra a força do tremor de terra.
Nas imagens, vistas mais de 114 mil vezes e partilhadas por quase 800 pessoas, é possível ver umas escadas e uma porta. A certa altura, pelas 7h20, ouvem-se vários estrondos e a câmara, assim como a casa, começam a tremer com bastante intensidade. Cerca de 10 segundos depois, tudo volta a ficar sereno.
Nos comentários são muitos os que se mostraram horrorizados com o abalo. "Que susto, Deus nos ajude", escreveu uma internauta, já outra diz que "mexeu bem". Vários recordam ainda o sismo de 9 de julho de 1998, em que um abalo de magnitude 5,8 na escala de Richter, fez tremer várias ilhas dos Açores, provocando nove mortes, mais de uma centena de feridos e milhares de desalojados, principalmente, na ilha do Faial.
Esta segunda-feira, a terra voltou a tremer na ilha Terceira, com outro sismo, desta feita de magnitude 2,4 na escala de Richter.
Leia Também: Sismo de magnitude 4,5 na escala de Richter sentido na ilha Terceira