Treze pessoas foram resgatadas na tarde desta terça-feira na sequência de um alerta que dava conta que uma embarcação se encontrava "em dificuldades", devido às condições meteorológicas adversas que se faziam sentir, na praia do Rosário, no município da Moita, distrito de Setúbal, confirmou o comandante da Capitania do Porto de Lisboa ao Notícias ao Minuto.
Após o alerta, dado por um popular cerca das 16h20, foram acionadas duas embarcações da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa.
A embarcação, que se encontrava "em dificuldades" foi acompanhada até ao Lavradio, no concelho do Barreiro, para proceder ao desembarque das pessoas "em segurança".
Contudo, as autoridades verificaram que os envolvidos se dedicavam à atividade ilegal de apanha de amêijoa japónica, cuja captura se encontra proibida.
"A Polícia Marítima elaborou o respetivo auto de notícia e, como medida cautelar, apreendeu os 100 quilos de amêijoa japónica que se encontrava a bordo, que, por ainda se encontrar viva, foi devolvida ao seu habitat natural", acrescenta a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado.
A Polícia Marítima de Lisboa tomou conta da ocorrência.
[Notícia atualizada às 19h19]
Leia Também: Apreendidos 32 sacos com 900kg de amêijoa japónica na Póvoa de Santa Iria