Na semana passada, o internamento de uma criança com sarampo no Hospital de Santa Maria, causou preocupação no país. Nessa senda, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) esclarece, esta quinta-feira, o que é a doença, como se transmite e como deve ser tratada.
O caso de sarampo registado no país foi diagnosticado numa criança de 20 meses não-residente em Portugal e não vacinada. Apesar de hospitalizada, estava "clinicamente estável.
O SNS explica que se trata de uma doença, provocada por um vírus, que se transmite por "contacto direto com gotículas respiratórias" ou pela propagação do ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.
Os principais sintomas são a febre, o mal estar, pintas brancas na língua e erupções cutâneas. A melhor forma de prevenção, é simples: a vacinação.
A publicação desta entidade serve assim de incentivo para que se proceda à vacinação, que é gratuita, em qualquer centro de saúde, sendo apenas dada a partir dos 12 meses de idade.
Recorde-se que em crianças com menos de 18 anos, a vacina é dada em duas doses, aos 12 meses e aos cinco anos. Em pessoas com mais de 18 anos, que tenham nascido depois de 1970, deve ser administrada apenas uma dose da mesma, enquanto os que nasceram antes desta data estão isentos da vacinação.
Leia Também: Sarampo em Portugal. Devo preocupar-me? Perguntámos a uma médica