Tribunal confirma pena máxima dos quatro envolvidos na morte de Jéssica

Recorde-se que três dos condenados tinham recorrido da decisão. 

Notícia

© Reprodução

Marta Amorim
23/01/2024 12:59 ‧ 23/01/2024 por Marta Amorim

País

Caso Jéssica

O Tribunal da Relação de Évora confirmou, esta terça-feira, dia 23 de janeiro, as penas de 25 anos de prisão para os quatro envolvidos na morte de Jéssica, de três anos.

"Por acórdão hoje publicado, os 3 Juízes Desembargadores deste Tribunal da Relação de Évora, deliberaram, por unanimidade, julgar improcedentes os recursos, e confirmar integralmente o acórdão proferido em primeira instância", pode ler-se numa nota de imprensa. 

Três dos arguidos tinham discordado da decisão proferida em primeira instância, e recorreram "colocando todos eles em causa a medida da pena, e dois desses arguidos, impugnando também a matéria de facto e a qualificação jurídica", pode ainda ler-se. 

A 1 de agosto de 2023, recorde-se, o Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal condenou Inês Sanches, a mãe, a 25 anos de prisão por homicídio qualificado por omissão. Ana Pinto, Justo Montes e Esmeralda Montes foram também condenados à pena máxima de 25 anos de prisão por homicídio qualificado consumado

O caso remonta a junho de 2022, quando Jéssica, com 3 anos, morreu devido aos maus-tratos que lhe foram infligidos durante os vários dias em que esteve ao cuidado da suposta ama - Ana Pinto.

O despacho de acusação do Ministério Público refere que, durante os cinco dias em que permaneceu na casa de Ana Pinto, a menina foi sujeita a vários episódios de maus-tratos violentos e utilizada como correio de droga.

Jéssica só foi devolvida à mãe cerca das 10h00 do dia 20 de junho de 2022, numa altura em que já não reagia a qualquer estímulo.

Os sinais evidentes do seu sofrimento foram ignorados durante várias horas pela própria mãe, facto que a investigação considerou que também poderá ter contribuído para a morte da criança, que ocorreu poucas horas depois no Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

[Notícia atualizada às 13h05]

Leia Também: Homem que andava a aliciar menores em Belas era procurado em Espanha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas