A Câmara Municipal de Lisboa (CML) homenageou Herman José, na sexta-feira, no âmbito das comemorações dos 50 anos de carreira do humorista.
"Herman José é reconhecido pela sua variada expressão artística, desde a escrita humorística, autor e intérprete musical, contador de histórias, ator polivalente adaptando-se a todos os estratos socioculturais. Nasceu em Lisboa a 19 de março de 1954, desde cedo revelou qualidades artísticas", escrevem os responsáveis numa nota publicada no site da CML.
Sublinhando que o reconhecimento de Herman José tem sido "uma constante", a autarquia lembra ainda os vários prémios que lhe têm sido atribuídos - entre os quais o Globo de Ouro para Melhor Animador de Televisão atribuído pela SIC, em 1996, e dois Globos de Ouro da SIC, em 1997, pelo programa Herman Total (uma antologia dos seus programas) e para Melhor Apresentador de Televisão.
Recorrendo à rede social X (antigo Twitter), o presidente da CML, Carlos Moedas, publicou uma fotografia do momento da homenagem, deixando também algumas palavras.
"Num país em que a Democracia ainda dava os primeiros passos, Herman José representou o futuro que não tinha de ser cinzento. Ensinou-nos que a vida podia ter mais cor se fosse levada a rir. Mais do que uma geração, marcou todo um País. Entregámos-lhe a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa como reconhecimento do homem e artista que é e de tudo o que representa", lê-se na publicação.
Num País em que a Democracia ainda dava os primeiros passos, Herman José representou o futuro que não tinha de ser cinzento. Ensinou-nos que a vida podia ter mais cor se fosse levada a rir. Mais do que uma geração, marcou todo um País. Entregámos-lhe a Medalha de Honra da Cidade… pic.twitter.com/gPWg6am4mu
— Carlos Moedas (@Moedas) January 27, 2024
Leia Também: CML atribui medalhas a Herman José e à jornalista Paula Moura Pinheiro