Sabe quando deve ligar 112? E o que fazer se ligar por engano?
Forças de segurança explicam.
© ShutterStock
País 112
Assinala-se, este domingo, 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112 e as forças de segurança decidiram fazer uso da data para recordar as situações em que deve ligar para o número de emergência.
Através das redes sociais, a Guarda Nacional Republicana (GNR) lembrou que o 112 deve ser contactado em situação de emergência. Contudo, se ligar por engano, saiba que não deve desligar a chamada.
"Relembramos que deve contactar o 112 em qualquer situação de emergência.
Não desligue mesmo que ligue 112 por engano! Diga ao operador que está tudo bem e que foi engano. De outra forma poderão ser enviados meios de assistência para verificação de que está tudo bem. A sua emergência é sempre uma prioridade", lê-se.
Também nas redes sociais, a Polícia de Segurança Pública (PSP), mais especificamente o Comando Metropolitano de Lisboa, explicou em que situações deve ligar para o número de emergência.
"Pessoas em risco de vida/necessidade imediata de assistência", "Crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer", "Incidentes graves (incêndios, inundações, aluimentos, acidentes rodoviários graves)" ou "Descoberta de crianças ou adultos, aderentes aos programas Estou Aqui".
De notar que este domingo a PSP já havia revelado que o 112 recebeu em 2023 em Portugal 6,95 milhões de chamadas, incluindo 1,26 milhões falsas.
Leia Também: 112 recebeu 6,95 milhões de chamadas em 2023 - 1,26 milhões eram falsas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com