Aveiro. Criança sofre choque anafilático após erro em cantina escolar

A Câmara Municipal de Aveiro confirmou ter conhecimento da ocorrência, afirmando que "a empresa prestadora de serviços - GERTAL, depois de averiguar a situação, implementou um conjunto de ações corretivas".

Notícia

© Global Imagens

Inês Frade Freire
14/02/2024 20:10 ‧ 14/02/2024 por Inês Frade Freire

País

Aveiro

Um aluno de seis anos alérgico à proteína do leite sofreu um choque anafilático devido a um erro numa refeição escolar, na EB 1, 2 e 3 de São Bernardo, em Aveiro.

O caso, que remonta a 30 de novembro, foi avançado primeiramente pela SIC Notícias, que deu conta, ainda, que a refeição servida ao menino foi esparguete com fiambre. O choque anafilático ocorreu já em casa.

O menino sobreviveu, mas precisou de cuidados hospitalares. A mãe, Emilie, por sua vez, exigiu passar a ter acesso às informações detalhadas das ementas preparadas para os alunos alérgicos ou intolerantes.

Ao Notícias ao Minuto, a Câmara Municipal de Aveiro confirmou ter conhecimento da ocorrência, afirmando que "a empresa prestadora de serviços - GERTAL, depois de averiguar a situação, implementou um conjunto de ações corretivas, que passaram essencialmente pelo reforço da formação sobre a obrigatoriedade da verificação dos alergénios presentes na ementa".

"Nesse sentido, foi efetuada nova formação pela equipa de Saúde Escolar no dia 18 de janeiro, para a qual a encarregada de educação foi convocada a participar, tendo-o feito online", acrescentou ainda.

Segundo o município, "no caso das dietas alternativas (...) por motivos de prescrição médica (alergia e/ou intolerância alimentar), as ementas mantêm a maior concordância possível com o plano de ementas padrão (dieta mediterrânica)", tendo a mãe, no período prévio ao arranque do ano letivo (2023/2024), sido "esclarecida relativamente ao procedimento a adotar para a marcação de refeições".

Ter-lhe-á sido sido remetido o plano de ementas padrão (dieta mediterrânica) em formato editável "para que pudesse fazer comentários e observações, atendendo ao conhecimento especifico do seu educando", acrescenta ainda.

"Contudo, e para que não subsistam dúvidas sobre as alterações pontuais no caso das restrições alimentares do Enzo [nome do menino], dia 5 de fevereiro [na semana passada] foram enviadas à encarregada de educação as ementas para o presente mês de fevereiro", terminou a câmara.

Leia Também: Resgatado homem que caiu de mota de água junto à Barra de Aveiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas