O sol e as temperaturas amenas podem ter os dias contados, uma vez que, a partir de quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o Inverno regresse, com os termómetros a baixarem, agitação marítima, chuva e, muito provavelmente, neve.
Para hoje e amanhã, o IPMA ainda prevê temperaturas a rondarem os 20ºC e a chegarem mesmo aos 23ºC em Leiria e Santarém, com tempo soalheiro, com algumas nuvens em algumas partes do país.
Contudo, a partir de quinta-feira, o cenário ‘muda de figura’ e passa a chuva um pouco por todo o território continental, acompanhada de uma pequena descida da temperatura máxima.
O IPMA prevê ainda agitação marítima, de tal forma que sete distritos do continente vão estar mesmo sob aviso laranja, na quinta e sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir os 12 metros de altura máxima. São eles Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal.
As temperaturas descem consideravelmente a partir de sexta-feira e pelo menos até domingo vão se manter mais baixas do que os já habituais 20ºC que têm marcado o início de 2024.
De acordo com o Meteo Trás os Montes, a partir de quinta-feira pode até nevar "abaixo dos 1.000 metros, pontualmente até aos 700/800 metros", no Gerês.
Leia Também: Luz intensa e rasto de fumo. Meteorito explode nos céus de Portugal