O Comando Regional da Polícia Marítima do Norte apreendeu, na noite de quarta-feira, 200 gramas de meixão no Rio Douro. O meixão é o estado final de fase larvar da enguia europeia, espécie anguilla anguilla.
De acordo com um comunicado publicado no site da Autoridade Marítima Nacional (AMN), a apreensão aconteceu durante uma operação de combate à captura ilegal de meixão no rio em questão.
"Durante a operação, os elementos da Polícia Marítima detetaram sete pescadores, em embarcações de recreio, que se encontravam a praticar a atividade de pesca de meixão, cuja captura é proibida e pode ser qualificada como crime de 'danos contra a natureza' por se tratar de uma espécie protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES)", lê-se na página.
Segundo o que explicam as autoridades, foi elaborado o expediente e como medida cautelar recolhidos os 200 gramas de meixão, "que, por se encontrar vivo, foi posteriormente devolvido ao seu habitat natural, após análise da equipa do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que também participou na operação".
No âmbito da mesma operação, foram ainda levantados dois autos de contraordenação por falta de documentação e navegação em ocultação de luzes nas embarcações envolvidas.
Leia Também: Polícia Marítima apreende 13 quilos de meixão no rio Tejo. Dois arguidos