Neve intensa fecha escolas e corta estradas no Norte e Centro do país

Espera-se que a neve continue a cair nas próximas horas.

Notícia

© Facebook / Município de Bragança

Notícias ao Minuto com Lusa
08/03/2024 11:18 ‧ 08/03/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Meteorologia

A neve intensa que está a cair no Norte e Centro do país, desde quinta-feira, está a provocar vários constrangimentos nestas regiões.

No distrito de Viseu, a queda de neve registada durante a noite de hoje obrigou ao corte da Estrada Municipal 553, entre Resende e Feirão, e a Estrada Municipal 553-1, entre Felgueiras e Bigorne, já no concelho de Lamego, e condicionou a Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, até às 6h.

Já em Bragança, a Proteção Civil acionou, ao início da manhã de hoje, um plano de operações com vista a minimizar os constrangimentos causados pela queda de neve, de modo a permitir a circulação com segurança de pessoas e viaturas. Mais especificamente em Vinhais, as escolas estão encerradas e os transportes escolares não saíram hoje, o que afetou cerca de 500 alunos.

No distrito de Vila Real, mais precisamente em Boticas, os transportes escolares foram suspensos por precaução, deixando em casa cerca de 180 alunos, algo semelhante ao que aconteceu em Montalegre, onde, além dos transportes escolares não terem saído hoje, as escolas também estão encerradas, o que está a afetar cerca de 600 alunos.

Na Serra da Estrela, os Bombeiros Voluntários da Covilhã tiveram de resgatar quatro turistas, que foram surpreendidos pela neve, na noite de quinta-feira, na Estrada Municipal 509, que liga Unhais da Serra aos Piornos, quando regressavam em motas a um hotel nas Penhas da Saúde.

No município de Miranda do Douro as autoridades estão a colocar sal nas estradas que ligam a cidade ao mundo rural para minimizar os efeitos da neve e do gelo que provocam constrangimentos no trânsito.

Recorde-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h e as 7h de hoje 46 ocorrências devido ao mau tempo, tendo a maioria ocorrido na região Centro, relacionadas com limpeza de vias.

Leia Também: "Surpreendidos pela neve". Resgatados quatro turistas na Serra da Estrela

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas