Mais de 1.400 crianças do ensino básico do concelho participaram, na manhã de quinta-feira, no arranque das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Fafe, com o ‘Desfile da Liberdade’. Além da colocação de um memorial alusivo à efeméride em pleno coração da cidade, onde as crianças depositaram, uma a uma, um cravo, os menores formaram também um cravo humano "de grandes dimensões".
A inauguração do memorial "antecedeu o desfile até ao Parque da Cidade, onde as crianças, vestidas a rigor com t-shirts verdes e vermelhas – com a mensagem '25 de Abril Somos Nós!' – formaram um cravo humano, de grandes dimensões, e entoaram um hino preparado para a ocasião, com letra de Artur Coimbra e música da Academia de Música José Atalaya, e a colaboração dos professores José Miguel Costa e Cristina Cunha", adiantou a Câmara Municipal de Fafe, em comunicado.
Na mesma nota, o autarca da cidade, Antero Barbosa, assinalou que "o programa de celebração da efeméride estender-se-á até abril do próximo ano", contando "que a comunidade se envolva, participe e que reflita sobre os valores de Abril, olhando para o futuro e para o que ainda há por fazer".
O responsável agradeceu ainda a todos os elementos da Comissão local para as Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe "por terem aceite este desafio e pelo empenho e dedicação que colocaram na estruturação deste programa", tendo deixado uma palavra de apreço "às escolas que participaram nesta iniciativa".
Cada cravo foi preparado manualmente pelos utentes da Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Fafe (ARPIFAFE), pelos utentes dos Centros de Convívio (Arões São Romão, Arões Santa Cristina, Armil, Antime e Silvares São Clemente, Fornelos, Revelhe, Moreira do Rei e Várzea Cova, Vinhós, Ribeiros, Quinchães, Agrela e Serafão, Monte e Queimadela, U.F Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, Ribeiros, Paços, Travassós, Estorãos, U.F, Ardegão, Arnozela Seidões, Silvares S. Martinho, Golães, Medelo e Regadas) e pelo Jardim de Infância de Moreira de Rei. Os trabalhos foram elaborados e supervisionados na Biblioteca Municipal de Fafe, tendo contado com "centenas de pessoas que assim deixaram a sua primeira marca no momento inaugural de um programa que vai prolongar-se por um ano".
O arranque das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril foi acompanhado por Antero Barbosa, assim como por elementos da Comissão local para as Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe, por presidentes das juntas de freguesia, pelos diretores de agrupamentos, comunidade educativa, por associações e pelo público geral.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: 25 Abril. Ex-deputados apresentam propostas para aprofundar democracia