Um jovem de 19 anos foi detido em flagrante delito, na quarta-feira, dia 20 de março, por ser suspeito da prática do crime furto qualificado em Ponta Delgada, nos Açores.
A vítima, um homem octogenário, estava no interior da sua moradia, acompanhado da sua filha" quando "visualizou um indivíduo" dentro da sua residência, "o qual ali se encontrava sem a sua autorização e com a cara tapada", refere o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores, através de um comunicado.
Ao ser surpreendido pela vítima, "o suspeito coagiu-a com o recurso a um objeto pontiagudo" e exigiu-lhe dinheiro.
O homem "vulnerável em razão da idade e temendo pela sua integridade física e da sua filha" sugeriu passar numa caixa ATM para levantar o dinheiro, implorando, no entanto, "para não lhes fazerem mal".
O octogenário e o ladrão dirigiram-se juntos ao multibanco, contudo, o octogenário "fez o percurso de forma a passar junto à esquadra da PSP", local "onde parou e solicitou auxílio".
O suspeito colocou-se em fuga apeada, enquanto os agentes de serviço iniciaram uma perseguição, acabando por deter o homem.
Na sequência das diligências policial, foi possível apreender "artefatos utilizados pelo suspeito para a concretização deste crime", assim como apurar que "o mesmo se havia introduzido no interior da moradia pelo método de arrombamento de uma janela seguido de escalamento".
O indivíduo é toxicodependente, não trabalha e não tem residência fixa. Foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo ficado sujeito às medidas de coação de "apresentações periódicas e obrigação de se inscrever numa clínica para o tratamento da toxicodependência".
Leia Também: Suspeito de homicídio nos Açores fica em preventiva até ao julgamento