Um tornado no Estuário do Tejo surpreendeu os automobilistas que circulavam na Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, durante a tarde desta quinta-feira.
Imagens do fenómeno foram partilhadas nas redes sociais, onde a página BestWeather esclareceu tratar-se de um tornado por estar "associado a uma estrutura supercelular, um tipo particular de trovoada".
"Tornados são fenómenos associados a supercélulas, que são um tipo de trovoada; trombas [de água] são fenómenos essencialmente causados por anomalias de vorticidade pontuais", escreveu a entidade, na rede social Twitter.
Estas informações foram corroboradas pelo meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Pedro Sousa, que captou uma fotografia do fenómeno, "apesar da distância".
Sempre vi bem da janela, apesar da distância pic.twitter.com/C1mk3KVCgZ
— Pedro Sousa (@PMSousa1981) March 28, 2024
️ ÚLTIMA HORA
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) March 28, 2024
Tornado registado no Estuário do Tejo em Lisboa!#FMA #Nelson pic.twitter.com/7nv6A22Jsc
Segundo a RTP, que cita a Proteção Civil, registou-se um fenómeno extremo de ventos entre as 14h00 e as 14h30, que se deslocou para terra e atingiu alguns edifícios no Montijo. Não há, contudo, registo de vítimas.
O Notícias ao Minuto está a tentar entrar em contacto com o IPMA para obter mais detalhes mas, até ao momento, não foi possível.
Saliente-se que Portugal encontra-se a braços com a depressão Nelson, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira e, por isso, afetará o estado o tempo em Portugal Continental até, pelo menos, ao domingo de Páscoa.
[Notícia atualizada às 17h57]
Leia Também: IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson