O domingo de Páscoa, dia 31 de março, vai ficar marcado por chuva, vento e até neve em território de Portugal Continental.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê "céu muito nublado" durante a manhã, com a nebulosidade a Sul a diminuir a partir da tarde.
Há a registar "períodos de chuva ou aguaceiros" acompanhados de trovoada, que serão "mais intensos no Minho e Douro Litoral a partir do meio da tarde" e podem diminuir "de frequência na região Sul a partir da tarde".
O IPMA refere ainda que está previsto "vento forte", principalmente no litoral e terras altas, e "queda de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude nas regiões Norte e Centro".
Devido à neve, está em vigor um aviso amarelo até domingo nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Porto.
A região Norte vai ainda registar uma "pequena subida da temperatura máxima".
O arquipélago dos Açores será afetado pela "aproximação de uma superfície frontal fria [que] irá condicionar gradualmente o estado do tempo", com mais nebulosidade, períodos de chuva e vento. As temperaturas rondam entre os 10ºC (mínima) e os 17ºC (máxima).
E até a ilha da Madeira não se livrará de uma Páscoa com mau tempo, esperando-se, tal como nas outras regiões, aguaceiros e vento. As temperaturas vão, por sua vez, rondar entre os 15ºC (mínima) e os 22ºC (máxima).
Mas e este sábado?
Este sábado, dia 30 de março, a situação climatérica não será muito diferente. Espera-se "céu muito nublado, chuva, aguaceiros que poderão ser ocasionalmente de granizo, queda de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude nas regiões Norte e Centro, vento por vezes forte" e regista-se ainda uma "pequena descida da temperatura máxima".
Os valores de temperatura mínima vão variar entre 6ºC e 11°C, com regiões do Norte e Centro a registar entre -3ºC e 6°C. Por sua vez, as máximas vão oscilar entre 11ºC e 17°C.
Segundo o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental "continua a ser influenciado por ondulações frontais associadas a uma vasta região depressionária que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, cujo um dos núcleos foi a depressão Nelson que, entretanto, se deslocou para nordeste".
Leia Também: Fim de semana de Páscoa traz chuva, neve e agitação marítima. E há avisos