Em comunicado, o município refere que as novas instalações daquela USF vão ser construídas num terreno com uma área de 2.825 metros quadrados.
O projeto prevê mais de uma dezena de gabinetes médicos, espaços dedicados aos cuidados de saúde gerais, enfermagem, gabinetes de cuidado à saúde da mulher e da saúde infantil, área administrativa e área de apoio, entre outros espaços.
A construção da nova USF de Joane resulta de um conjunto de contratos-programa celebrados pelo município de Famalicão com a Administração Regional de Saúde do Norte, que serviram de base para a apresentação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à construção e apetrechamento de equipamentos de cuidados de saúde primários.
Além de Joane, encontra-se em curso igualmente um procedimento para a USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, e projetos para novas unidades em Nine e Ruivães, bem como para a requalificação do Centro de Saúde de Famalicão e do Centro Diagnóstico Pneumológico.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Mário Passos, realçou o compromisso do município do distrito de Braga de "modernizar e melhorar o parque de unidades de saúde do concelho, de forma garantir uma resposta eficaz às necessidades da população".
Leia Também: Associação alerta para perigo de "cultura hospitalocêntrica" das ULS