A Autoridade Marítima Nacional (AMN) revelou, esta segunda-feira, um balanço sobre assistências balneares que aconteceram nos últimos três dias, altura em que as temperaturas subiram e as praias começaram a ficar lotadas.
"No último fim de semana, de 12 a 14 de abril, a Autoridade Marítima Nacional assistiu a uma grande afluência às praias portuguesas, registando-se, ao longo destes três dias, 249 salvamentos nas praias sob jurisdição da AMN", explicam as autoridades em comunicado publico no site.
Na nota, os responsáveis lembram que, apesar das temperaturas altas, que 'chamam' as pessoas até às praias, o mar ainda é de inverno, apresentando por isso "um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima".
A AMN refere, também, que há ainda registo do "desaparecimento de quatro pessoas", ocorrências estas que marcaram a atualidade nas últimas horas.
Os desaparecimentos
O primeiro desaparecimento compreendido neste período aconteceu na sexta-feira, na Praia dos Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto. Em causa está um jovem, de nacionalidade marroquina e com 16 anos, que estava na praia com os amigos. De acordo com as autoridades, o adolescente não saberia nadar.
Já no sábado, houve também um desaparecimento, registado na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, no distrito de Leiria. A vítima, um homem brasileiro de 26 anos, estava acompanhada por um jovem, de 22, e ambos entraram em dificuldades no mar. O mais jovem acabou por ser resgatado pelos bombeiros e reencaminhado para o Hospital de Leiria.
No dia seguinte, um jovem, de 19 anos, desapareceu também. O caso aconteceu na Praia da Costa Nova, em Ílhavo, Aveiro, e a vítima terá sido arrastada pela corrente quando foi a banhos - à semelhança das acima referidas.
A nota dá ainda conta de que as buscas pelas primeiras duas pessoas vão continuar a ser realizadas no âmbito das ações diárias de patrulha efetuadas pela Autoridade Marítima Nacional, nas áreas de jurisdição das Capitanias dos Portos do Douro e da Nazaré. Já as buscas pelo jovem de 19 anos, foram retomadas na manhã desta segunda-feira.
Também no domingo, um jovem, de nacionalidade cabo-verdiana desapareceu no Rio Tejo. De acordo com a AMN o homem, de 25 anos, terá ido "alegadamente em auxílio de outro homem", junto ao Cais do Sodré.
Quais os conselhos das autoridades?
- Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;
- Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada;
- Não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas máximas para esta semana deverão variar entre os 16 e os 30ºC - podendo mesmo chegar aos 32ºC nas regiões Centro e Sul.
Notícias ao Minuto | 09:10 - 15/04/2024
Leia Também: Retomadas buscas por jovem de 19 anos desaparecido no mar em Ílhavo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com