GNR deteta descarga ilegal de efluentes domésticos no rio Lis em Leiria

Denuncia foi feita por populares e levou à mobilização dos elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Notícia
AnteriorSeguinte

© Guarda Nacional Republicana

Notícias ao Minuto
24/04/2024 17:21 ‧ 24/04/2024 por Notícias ao Minuto

País

GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou, no domingo, uma descarga ilegal de efluentes domésticos para o rio Lis, no concelho de Leiria.

Num comunicado enviado às redações, a GNR dá conta que elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) se deslocaram ao local após várias denúncias feitas por populares. Foi, então, possível verificar "a existência de uma descarga de efluentes domésticos diretamente para o rio Lis, sem que fossem sujeitos a qualquer tratamento prévio".

A Guarda apurou que na origem da descarga esteve a "obstrução de uma conduta de saneamento básico". A existência de tintas e diluentes nos efluentes domésticos, que são altamente contaminantes e poluentes, levou à intervenção dos dos serviços municipais de Leiria que desobstruíram a conduta entupida.

A GNR elaborou "um auto de contraordenação por descarga de forma direta ou indireta em recurso hídrico de substância líquida potencialmente poluente", que foi remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Leia Também: GNR apreende cerca de 500 máquinas de jogo e constitui 5 arguidos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas