25 Abril. Centenas de pessoas comemoram os 50 anos da liberdade em Faro

Várias centenas de pessoas desfilaram hoje pelas ruas de Faro, no tradicional desfile do 25 de Abril, para assinalar os 50 anos da revolução que pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
25/04/2024 18:53 ‧ 25/04/2024 por Lusa

País

25 Abril

A concentração iniciou-se pelas 16:00 no Jardim Manuel Bívar, tendo o desfile percorrido várias artérias da cidade, durante cerca de 40 minutos, terminando no Largo Catarina Eufémia, com os participantes a empunharem cartazes e cravos vermelhos e a entoarem palavras de ordem.

"Liberdade Sempre", "Abril é mais futuro" e "Parar a guerra, oportunidade à paz" podia ler-se nalguns cartazes ao mesmo tempo que eram entoadas palavras de ordem como: "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais", "Paz sim, guerra não" e "o povo unido jamais será vencido".

Na marcha da liberdade, organizada pela União dos Sindicatos do Algarve/CGTP-IN (USAL), participaram vários sindicatos e dirigentes regionais que pretenderam assinalar o cinquentenário do 25 de Abril.

Em declarações à Lusa, a coordenadora da USAL, Catarina Marques, realçou a importância de comemorar a data, "não só para afirmar os valores de Abril, que permitiu o acesso à habitação, à saúde, ao aumento dos salários e à melhoria de vida para todos, como para defender essas conquistas e todos estes avanços".

"Sem a defesa destes valores conquistados em 25 de Abril de 1974 e consagrados na Constituição em 1976, não conseguimos o progresso, o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida e de trabalho para todos", realçou.

Catarina Marques adiantou que, embora tenham sido feitas várias conquistas, "ainda falta cumprir muita coisa", nomeadamente no Algarve, "uma das regiões mais pobres e com mais exclusão social".

"As questões da valorização salarial e das pensões são importantíssimas para as pessoas poderem ter uma vida digna, como é importante o investimento no Serviço Nacional de Saúde, na escola pública e na Segurança Social, que são conquistas e valores que temos de continuar a defender e a afirmá-los", sublinhou.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na capital algarvia terminam com intervenções de dirigentes partidários e sindicais do Algarve.

Leia Também: Mais de 8.000 pessoas saem à rua pela democracia em Coimbra

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas