A Força Aérea Portuguesa transportou, esta terça-feira, um doente, em "situação clínica muito débil", que necessitava de cuidados médicos diferenciados, entre o arquipélago dos Açores e o continente.
"O avião KC-390 da Esquadra 506 - 'Rinocerontes' foi ativado hoje, dia 30 de abril, para realizar um transporte médico aéreo entre o arquipélago dos Açores e o continente", revela a Força Aérea, em comunicado.
O doente "encontrava-se a precisar de cuidados médicos diferenciados na ilha de São Miguel e necessitava de ser transportado de forma rápida e cómoda para o continente, encontrando-se em situação clínica muito débil".
"O transporte teve como destino a Base Aérea N.º 5, em Monte Real, onde o doente viria a ser transportado para uma unidade hospitalar em Coimbra", acrescenta.
A Força Aérea explica que o KC-390 é um avião de transporte militar "multifacetado", projetado para uso tático e logístico, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais.
"Permite também a realização de operações de busca e salvamento, missões de ajuda humanitária e transportes médicos aéreos, missão em que esteve empenhado durante o dia de hoje", frisa.
Este foi o segundo transporte médico em KC-390 desde que chegou à Força Aérea, em outubro de 2023.
Leia Também: Octogenário morre em acidente de viação em Marco de Canaveses