Um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter foi sentido na ilha Terceira às 7h50 locais (8h50 em Lisboa) desta sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O epicentro localizou-se a cerca de quatro quilómetros a Este da Serreta, de acordo com um comunicado do organismo.
“Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido. Se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados”, adiantou a nota.
O IPMA ressalvou ainda que “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, pelo que “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.
“Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos, acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte”, disse.
O evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.
De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
Leia Também: Sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter sentido na ilha Terceira