"Até 15 de maio, a PSP assegura ações de visibilidade policial e acompanhamento aos peregrinos com o duplo propósito de promover a coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal destes grupos", informou a polícia em comunicado, adiantando que "as vias habitualmente utilizadas pelos peregrinos serão também (...) especialmente visadas no controlo da velocidade de circulação automóvel".
A Polícia de Segurança Pública revela, por outro lado, que "tem organizado sessões de informação dirigidas aos peregrinos, nas quais os polícias abordam as medidas de autoproteção e de segurança rodoviária no contexto da deslocação apeada de grupos, com ou sem apoio de veículos".
Além de conselhos aos condutores, para que adotem uma condução segura, a PSP dá também indicações aos peregrinos, no sentido de usarem roupas claras e materiais retrorrefletores, como coletes, circularem pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas, caminharem no sentido contrário ao trânsito e sem ocuparem a faixa de rodagem.
A PSP apela também a que, sempre que possível, os peregrinos utilizem os denominados Caminhos de Fátima.
Entretanto, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) anunciou que tem mobilizados cerca de centena e meia de voluntários, colocados em 17 postos, fixos e móveis, de apoio aos peregrinos que caminham até Fátima.
As equipas da CVP dispõem dos meios para assistir pequenos traumatismos e também a doenças súbitas, acrescenta, indicando que, em 2023, no âmbito da peregrinação de 12 e 13 de maio, prestou apoio a 1.072 peregrinos.
"São 14 as delegações da CVP envolvidas na operação de 2024, estando algumas delas a acompanhar os peregrinos desde o seu ponto de partida até à chegada a Fátima. Outros estão em áreas onde o fluxo de pessoas é consideravelmente maior. Assim, a Cruz Vermelha estará com postos fixos em Águeda, Figueira da Foz, Marco de Canavezes, Oliveira de Azeméis, Ovar, Pombal e Santo Tirso", refere o comunicado da CVP, acrescentando que, junto ao Santuário de Fátima, nos dias da peregrinação, estará presente com um posto médico avançado e dois postos de socorros.
A primeira peregrinação internacional aniversária do ano ao santuário da Cova da Iria será presidida pelo arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella.
As cerimónias da peregrinação têm início às 21:30 de domingo, com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas, celebração da Palavra, no recinto de oração.
Na segunda-feira, e depois de uma noite de vigília de oração, tem lugar às 09:00 a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, a que se segue a procissão, missa, bênção dos doentes e Adeus, no altar do recinto do santuário.
Leia Também: Peregrinação a Fátima com uma centena de grupos organizados já inscritos