O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, mostrou-se satisfeito com o anúncio da construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo, que ligará a zona de Chelas, em Lisboa, ao Barreiro.
Em declarações à SIC Notícias, o autarca realçou, no entanto, que não é a primeira vez que tal anúncio chega aos ouvidos dos barreirenses.
"Recebemos com entusiasmo, mas sabendo que não é a primeira vez que recebemos anúncios da ponte do Barreiro. Em 2008, também já tinha sido anunciada", disse, defendendo, por outro lado, que o "consenso político" e "as condições que o país tem, com as suas contas públicas, com esse enquadramento", o faz acreditar que "este pode ser o momento de começar a tirar do papel e a colocar na realidade" a ponte.
"Uma coisa é lidarmos com isso enquanto expectativa, outra coisa é lidar na realidade", alertou ainda, mostrando-se "desejante" pela chegada dos "constrangimentos" que a construção da ponte possa vir a causar, porque "é sinónimo que estamos em obras". "É sinal que finalmente deixamos de ter anúncios sobre a ponte e estamos a falar em construir a ponte" continuou.
Frederico Rosa aproveitou para garantir que "não há obras desta dimensão sem impacto, e toda a gente tem essa consciência" e "se só se falar, se nada sair do papel, nada tem impacto", mas "no final, os impactos positivos vão ser muitos superiores aos impactos negativos".
O primeiro-ministro, o social-democrata Luís Montenegro, anunciou na terça-feira que o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, com a denominação Aeroporto Luís de Camões, com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado.
O Campo de Tiro da Força Aérea, também conhecido como Campo de Tiro de Alcochete (pela proximidade deste núcleo urbano), fica maioritariamente localizado na freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente (distrito de Santarém), tendo ainda uma pequena parte na freguesia de Canha, já no município do Montijo (distrito de Setúbal).
O Executivo decidiu também mandatar a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid.
Leia Também: Autarca do Barreiro satisfeito com aeroporto destaca consenso político