Ativistas ocupam Ministério dos Negócios Estrangeiros

GNR foi obrigada a intervir.

NotíciaVídeo

© Reprodução Telegram Fim ao Fóssil

Notícias ao Minuto
17/05/2024 11:55 ‧ 17/05/2024 por Notícias ao Minuto

País

Fim ao Fóssil

Cerca de 20 estudantes do movimento Fim ao Fóssil ocuparam, na manhã desta sexta-feira,  o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo obrigado à intervenção da Guarda Nacional Republicana (GNR). Os ativistas exigem um cessar-fogo imediato em Gaza e o fim ao fóssil até 2030.

Os estudantes "estavam unidos por tubos metálicos, para tornar mais difícil a sua remoção", tal como destacou o movimento, num comunicado enviado às redações.

Num vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver a GNR a manietar os estudantes para que abandonem o edifício. Os ativistas alegam que foram retirados "violentamente". 

Matilde Ventura, estudante de Filosofia que participou no protesto, defendeu que "o que se passa na Palestina e o colapso climático iminente são as expressões máximas de como as instituições nos estão a falhar".

"Assistimos a um genocídio em direto e aprendemos desde cedo que não teremos um futuro se não acabarmos com os fósseis. Mas as instituições de poder e o Governo que este Ministério representa nada fazem. Não podemos deixar que continuem a ignorar estas crises", disse, citada na mesma nota.

Note-se que os ativistas fazem parte do movimento Fim ao Genocídio, Fim ao Fóssil, que a ocupar duas faculdades em Lisboa com as mesmas reivindicações.

[Notícia atualizada às 12h12]

Leia Também: Pacto Climático Europeu lança desafio a futuros eurodeputados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas