Deteção de legionela leva Aljezur a fechar temporariamente piscinas

As piscinas municipais de Aljezur estão encerradas temporariamente, após ter sido detetada, nas análises de controlo, a bactéria da legionela em chuveiros dos balneários, anunciou hoje a câmara municipal local.

Notícia

© Reuters

Lusa
24/04/2025 18:24 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Aljezur

"Na sequência de análises de rotina realizadas ao abrigo do plano de controlo analítico da água do município de Aljezur, o laboratório responsável comunicou a deteção de legionela não pneumophila em alguns chuveiros dos balneários das piscinas municipais", anunciou a autarquia.

 

A deteção da bactéria nas análises levou a Câmara de Aljezur a encerrar as piscinas municipais "temporariamente" para "salvaguardar a saúde pública", justificou o município do distrito de Faro, sem estimar o tempo que o equipamento poderá estar indisponível.

A bactéria em causa propaga-se através da água e pode causar sintomas como febre, tosse ou dificuldades em respirar no caso de infeção em humanos, pelo que foi iniciada a implementação dos "procedimentos previstos na portaria n.º 25/2021, de 29 de janeiro", sublinhou a Câmara de Aljezur.

A portaria n.º 25/2021, de 29 de janeiro, estabelece "a classificação do risco e as medidas mínimas a serem adotadas pelos responsáveis dos equipamentos, redes e sistemas (...) em função da avaliação do risco de contaminação e disseminação da bactéria da legionela que decorra dos resultados analíticos apurados, no âmbito do programa de monitorização e tratamento da água".

O diploma determina que os responsáveis pelos equipamentos ou redes afetadas assegurem "as medidas necessárias para garantir a qualidade da água nos pontos de utilização, minimizando o risco de exposição" à bactéria.

Estas medidas seguem "normas europeias e internacionais", entre as quais os Planos de Segurança da Água da Organização Mundial da Saúde (OMS), pode também ler-se na portaria.

O município referiu ainda que os procedimentos vão ser realizados "em articulação com a Autoridade de Saúde Pública".

Leia Também: Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina com programa para captar mais turistas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas