A Presidência da República confirmou a visita do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Portugal, na terça-feira.
"A convite do Presidente da República e do primeiro-ministro, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky deslocar-se-á a Portugal amanhã, 28 de maio", lê-se numa nota informativa publicada no website da Presidência da República.
Durante a estadia em Portugal, Zelensky terá reuniões de trabalho com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e será recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
"A visita de trabalho do presidente Zelensky insere-se na intenção partilhada de aprofundar as excelentes relações entre os dois Estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa", explica também a Presidência.
O encontro permitirá também "reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv".
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, também confirmou oficialmente a visita do presidente da Ucrânia, "a convite do Presidente da República e do primeiro-ministro", num comunicado enviado às redações.
O presidente da Ucrânia visitou, esta segunda-feira, Espanha, onde se reuniu com o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez. Numa conferência de imprensa após a reunião, Zelensky confirmou também que irá visitar Portugal na terça-feira.
It is a special honour for Ukraine and Ukrainians that, upon my arrival in Spain, His Majesty King Felipe VI personally welcomed our delegation.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 27, 2024
During the visit, we will sign a bilateral security agreement and hold talks with Prime Minister Pedro Sánchez.
We intend to discuss… pic.twitter.com/2M55eV9xTt
Sánchez tem vindo a reiterar o apoio de Espanha à Ucrânia no conflito com a Rússia, como confirmou a Zelensky na conversa telefónica que tiveram a 7 de maio, na qual garantiu esse apoio durante o tempo que for necessário.
Nessa conversa, disse, foram abordados os progressos do acordo de segurança entre a Espanha e a Ucrânia, que será rubricado esta segunda-feira em Madrid.
Por ocasião dessa conversa, Sánchez anunciou que estará presente nos dias 15 e 16 de junho em Lucerna (Suíça) na Conferência de Paz sobre a Ucrânia, na qual mais de 50 chefes de Estado e de Governo já confirmaram a sua presença, admitindo-se a possibilidade da presença do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que estará em Itália para a Cimeira de líderes do G7, imediatamente antes.
A visita de Zelensky é a primeira de carácter bilateral a Espanha, embora o presidente ucraniano tenha estado em Granada em outubro passado para a cimeira da Comunidade Política Europeia, no âmbito da presidência espanhola da UE.
A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro de 2022 com a invasão do território do país pela Rússia.
"Sim, planeio ir a Portugal"
"Sim, planeio ir a Portugal", disse Zelensky, em Madrid. Em 14 de maio, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, confirmou que estava a ser preparada uma visita do presidente da Ucrânia a Portugal, sem indicar para quando nem com que programa.
"A visita está a ser preparada com a reserva que é suposto ter e já se verá, a muito curto trecho, como tudo acontecerá", declarou então Nuno Melo aos jornalistas, à margem de uma visita à sede da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em Lisboa.
Mais tarde, no mesmo dia, a agência de notícias Efe noticiou, com base na Casa Real espanhola, que Volodymyr Zelensky tinha cancelado uma deslocação a Espanha prevista para 17 de maio, que incluiria também Portugal.
Em agosto do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de dois dias à Ucrânia, a convite do Presidente Volodymyr Zelensky, por ocasião do 32.º aniversário da independência deste país.
Nessa visita, o chefe de Estado português passou por Kiev, Bucha, Moshchun, Irpin e Horenka, em sinal de apoio aos ucranianos na guerra em defesa contra a invasão pela Federação Russa iniciada em fevereiro de 2022.
[Notícia atualizada às 14h05]
Leia Também: Zelensky agradece "honra especial" de ser recebido pelo Rei de Espanha