Um homem de 51 anos foi detido, na terça-feira, 28 de maio, pela Polícia Judiciária por estar "fortemente indiciado pela prática do crime de pornografia de menores", na zona de Loures.
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a PJ referiu que o homem foi detido em flagrante delito, no âmbito de uma investigação da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T).
A investigação começou após ter sido sinalizado, por entidades internacionais, "o envio de ficheiros compatíveis com conteúdos de abuso e exploração sexual de menores, efetuado a partir de acessos registados em Portugal".
Durante as diligências, foi efetuada uma busca domiciliária, onde foi possível "identificar, localizar e apreender, nos equipamentos informáticos utilizados pelo arguido, centenas de ficheiros compatíveis com conteúdos de abuso e exploração sexual de menores, alguns dos quais partilhados com terceiros".
Os equipamentos apreendidos foram submetidos a uma perícia, para o "cabal esclarecimento da atividade ilícita do arguido".
Após ter sido presente a primeiro interrogatório judicial, o suspeito ficou sujeito à medida de coação de apresentações diárias às autoridades, proibição de ter equipamentos que permitem acesso à internet e proibição de contactos com as vítimas.
Leia Também: Operação internacional contra cibercrime com 4 detidos. Um em Portugal