Um homem de 38 anos, de nacionalidade estrangeira, foi detido no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por suspeitas da prática de múltiplas fraudes, na sequência do cumprimento de um mandado europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Alemanha.
O suspeito, que estava fugido à justiça, terá cometido "vários crimes de burla e de falsificação" no âmbito da "atividade que desenvolve como consultor e corretor de investimentos", refere a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado.
Os crimes terão ocorrido no "período compreendido entre 2015 e 2018", altura em que o indivíduo terá celebrado "diversos contratos de corretagem", levando a que as vítimas disponibilizassem "montantes de elevado valor para efetuarem investimentos que nunca foram concretizados".
"O detido recorria a identidades fictícias para publicar no ciberespaço alegados bens para venda. Recebia das vítimas o valor solicitado, nunca chegando a proceder à entrega dos alegados bens, no valor de dezenas de milhares de euros", esclarece ainda a nota.
O homem estrangeiro foi entretanto presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, ficando sujeito à medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva, antes de ser entregue às autoridades alemãs.
Leia Também: Mensagens de fraude em nome do Fisco? Seis cuidados para as 'fintar'