Vítima mortal em Beja era cidadão espanhol. Acidente será investigado

O acidente ocorreu durante uma "demonstração aérea da patrulha ibérica YAKSTARS – constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola".

Notícia

© Força Aérea Portuguesa/Facebook

Notícias ao Minuto com Lusa
02/06/2024 18:25 ‧ 02/06/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Beja

A vítima mortal de uma colisão entre duas aeronaves no Beja Air Show, esta tarde de domingo, tinha nacionalidade espanhola. A informação foi adiantada pela Força Aérea, que teceu "as maiores condolências" aos entes queridos do cidadão.

"A Força Aérea lamenta profundamente comunicar a existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola, decorrente de um acidente aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica YAKSTARS – constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola", detalhou a entidade, em comunicado enviado às redações.

A Força Aérea manifestou, por isso, um "enorme sentimento de pesar e de consternação", tendo prestado "as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda".

"Face à ocorrência do acidente, o evento foi imediatamente interrompido", complementou.

Recorde-se que o incidente deu-se pelas 16h05, no festival aéreo Beja Air Show, na Base Aérea N.º 11. Uma outra pessoa de nacionalidade portuguesa terá sido considerada ferido ligeiro, tendo sido assistida no local e encaminhada "por precaução" para o Hospital de Beja.

"Mais se informa que uma aeronave se despenhou fora do perímetro da Base Aérea e uma outra aterrou na unidade. Destas ocorrências não resultaram vítimas em terra, de entre as pessoas que se encontravam a assistir ao evento nas imediações da ocorrência", indicou a Força Aérea, noutra nota, na qual também assegurou ter acionado "todos os meios para a investigação do acidente, conforme preconizado".

Entretanto, o ministro da Defesa, Nuno Melo, anunciou que será aberta "uma averiguação" por duas entidades ao "acidente trágico" .

"A informação que tenho do Chefe do Estado Maior da Força Aérea é precisamente no sentido de que haverá uma averiguação a este acidente para se perceber a razão e apurar todas as responsabilidades", disse, acrescentando que será feita por "duas entidades", sem precisar quais.

Nas redes sociais circula um vídeo do momento da colisão entre os aviões, mas a Força Aérea pediu que não fosse divulgado "por respeito aos envolvidos".

[Notícia atualizada às 19h13]

Leia Também: Um morto e um ferido após colisão de aeronaves no Beja Air Show

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas