Caso gémeas. Lacerda Sales quer adiar audição por motivos profissionais

O antigo secretário de Estado Adjunto e da Saúde António Lacerda Sales pediu para adiar a sua audição na comissão de inquérito ao caso das gémeas tratadas com o medicamento Zolgensma, confirmou hoje à Lusa o presidente da comissão.

Notícia

© Carlos Pimentel/Global Imagens

Lusa
04/06/2024 13:19 ‧ 04/06/2024 por Lusa

País

Caso das gémeas

De acordo com Rui Paulo Sousa, Lacerda Sales alegou motivos profissionais para não estar presente na audição que estava agendada para quinta-feira, às 14h00.

À agência Lusa, o também deputado do Chega disse que o seu grupo parlamentar pediu que o antigo governante fosse ouvido no dia 17 de junho.

"É o primeiro dia que ele demonstrou disponibilidade", disse, acrescentando que a data ficará definida esta tarde, pelas 17:00, durante a reunião da comissão de inquérito.

Em declarações aos jornalistas antes de uma arruada em Coimbra, inserida na campanha eleitoral para as europeias, o líder do Chega, partido que forçou a comissão de inquérito e também a audição de António Lacerda Sales, lamentou o adiamento da audição do antigo secretário de Estado.

André Ventura considerou que este pedido foi motivado por "pressões do PS ou do PSD" devido "eventualmente à campanha eleitoral" para as eleições para o Parlamento Europeu, que acontecem no domingo, e classificou essa alegada pressão como "enorme e inaceitável".

"Vamos ficar muitos dias sem apurar a verdade e, sobretudo, o que é mais grave aqui é que Lacerda Sales, até pelas entrevistas que tem dado, é provavelmente a peça fundamental que articulará todas as outras", defendeu.

André Ventura considerou que, ao adiar esta audição, será adiado "todo o trabalho de investigação, de conhecimento da verdade, de inquirição de outras pessoas, que ficarão prejudicadas".

"Faz algum sentido ouvir a secretária de Lacerda Sales sem ouvir Lacerda Sales? Faz algum sentido saber se os serviços do Palácio de Belém falaram com os serviços do Ministério da Saúde sem ouvir o homem que era o responsável por aquela área e pela secretaria de Estado naquela altura?", questionou, respondendo "é evidente que não".

Indicando que a audição poderá acontecer no dia 18 de junho, o líder do Chega assinalou que nesse dia joga a seleção nacional de futebol masculino, às 20:00, no âmbito do campeonato europeu.

"É um dia em que os portugueses estarão motivados e mobilizados para acompanhar a seleção nacional, não seria o dia ideal", sustentou, indicando que "estão a ser feitos ainda alguns contactos para saber se é possível outra data". 

[Notícia atualizada às 14h09]

Leia Também: Caso gémeas? "Tenho a certeza que não tenho nada a ver com esse processo"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas