Montenegro na cimeira da CPE que vai debater segurança em tempo de guerra

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai participar no dia 18 de julho na reunião da Comunidade Política Europeia (CPE), em Londres, que vai debater a segurança europeia no contexto da guerra na Ucrânia, segundo uma nota do seu gabinete.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/06/2024 15:00 ‧ 12/06/2024 por Lusa

País

Montenegro

Segundo o gabinete de Montenegro, os temas em debate "centram-se na vertente da segurança europeia, no seguimento da Cimeira da Paz sobre a Ucrânia, que decorrerá na Suíça um mês antes, a 15 e 16 de junho".

Também deverão ser abordados outros temas como as migrações, a defesa da democracia, a conectividade e a energia, embora ainda estejam em definição.

A CPE é um fórum informal de cooperação política, económica e de segurança, congregando os países europeus que partilham os valores democráticos.

Nas reuniões anteriores, além dos líderes dos 27 Estados-Membros da UE, estiveram presentes os seis países dos Balcãs Ocidentais (Montenegro, Sérvia, Macedónia do Norte, Albânia, Kosovo e Bósnia e Herzegovina), os quatro membros da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Suíça e Noruega), os países da Parceria Ocidental com exceção da Bielorrússia, que se encontra suspensa (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Moldova e Ucrânia), o Reino Unido e a Turquia, indicou o gabinete do chefe do Governo português.

Participaram ainda nessa reunião também os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel.

Leia Também: Montenegro acusa Chega na Madeira de ser "teleguiado a partir de Lisboa"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas