O projeto "2% é H2O (Dois por cento é água)", que vai ser inaugurado na quarta-feira, pretende recuperar a água das Piscinas Municipais de Santa Iria de Azóia "para a rega da área ajardinada no perímetro circundante deste equipamento, bem como para o abastecimento de veículos para lavagens de ruas, regas manuais e outros usos não potáveis pela junta de freguesia", detalha a autarquia numa nota.
O objetivo desta iniciativa é "promover a eficiência hídrica e adaptação do território às alterações climáticas" e "fazer face ao aumento da frequência e intensidade de períodos de secas e de escassez de água", de acordo com a mesma informação.
A Câmara de Loures recorda que as piscinas públicas têm de rejeitar diariamente pelo menos 2% do seu volume de água.
Assim sendo, segundo a contabilidade da autarquia, "a cada 50 dias, este projeto permitirá a reutilização da quantidade de água correspondente a uma piscina completa, o que representa sete piscinas/ano".
A Câmara de Loures afirma que este é "um projeto inovador de aproveitamento e reutilização da água", proporcionando "uma nova forma de reutilização da água no meio urbano, integrada na dinâmica da cidade e na vivência do território".
Leia Também: Submarino dos EUA chega a Cuba ao mesmo tempo que frota russa