Governo defende "modernização regulatória legislativa" nos media

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, defendeu hoje a modernização regulatória legislativa no setor dos media, já que a realidade mudou nos últimos anos, bem como o combate à desinformação/literacia mediática.

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/06/2024 14:29 ‧ 19/06/2024 por Lusa

País

Comunicação Social

Pedro Duarte, que falava na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no âmbito da audição regimental, apontou a necessidade de uma "modernização regulatória legislativa".

"Precisamos necessariamente de atualizar esta legislação face a novas realidades que temos" atualmente nos media, prosseguiu.

Além do reforço das competências da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), há também diretivas e regulamentos europeus que estão a sair e que têm de ser adotados, elencou.

"Também defendemos que tem de haver uma revisão da Lei da Imprensa, da Lei da Televisão, da Lei da Rádio, porque cumpriram o seu papel, mas hoje em dia são manifestamente desatualizadas face à evolução do mundo à sua volta", apontou.

"Uma outra prioridade" assenta no combate à desinformação/literacia mediática, que são hoje "um dos riscos que temos de enfrentar", nomeadamente com a manipulação da informação e condicionamento, ou com a evolução tecnológica com recurso à inteligência artificial (IA) que traz riscos associados como as 'deepfakes', as quais permitem deturpar a informação, prosseguiu.

Leia Também: Pedro Duarte defende reforço de poderes da ERC

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas