"Vamos fazer uma proposta para que os contingentes TVDE passem a ter regulação no contexto municipal e articulação num contexto supramunicipal", disse hoje o também presidente da Câmara de Gaia, no final da reunião do executivo gaiense.
Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que a proposta será votada pelos autarcas da AMP numa reunião extraordinária a realizar este mês com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, com hora e data ainda por confirmar.
"Tem que haver regulação mínima, porque estão a multiplicar-se. Depois já não é apenas a multiplicação do número de TVDE", mas sim "a qualidade", falando o líder da AMP em "registos de pessoas que estão a fazer horas no carro", que muitas vezes circula "24 sobre 24" horas, com várias pessoas subcontratadas a operá-lo, bem como por pessoas com segundos e terceiros empregos.
A proposta da AMP incluirá também critérios ambientais, respondeu Eduardo Vítor Rodrigues a uma questão, mas disse que tal "não significa que tenham de ser todos elétricos, mas pode haver um contingente que reduza aos mínimos os veículos a diesel".
"O que estamos a fazer é tentar, espero eu, contribuir para dignificar tudo isto", afirmou, lembrando que os próprios motoristas de TVDE já se manifestaram pelo pouco rendimento obtido pelo trabalho prestado, ao contrário do que acontece com as plataformas digitais que fornecem o serviço.
Leia Também: Pedida punição para motoristas TVDE que recusem transportar cegos com cão