A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 60 suspeitos nos primeiros cinco meses do ano pelo crime de furto por carteiristas. Segundo uma nota enviada ao Notícias ao Minuto, este é um número que duplicou face ao período homólogo do ano passado, quando entre 1 de janeiro e 31 de maio foram detidas 31 pessoas.
As autoridades explicam que em 2018 foi criada uma equipa de combate a este crime. "Desde 2018 esta equipa já deteve 505 suspeitos da prática deste crime, tendo 66 deles ficado em prisão preventiva. Das detenções efetuadas, 43 resultaram em penas de prisão suspensas e 52 em penas de prisão efetivas", detalham os responsáveis.
O comunicado dá ainda conta de que entre 2018 e 2022 o somatório de 22 das condenações mais severas perfazem 147 anos de prisão e dão o exemplo de uma das pessoas detidas neste âmbito. "Em 2022, um dos suspeitos detidos foi condenado a 9 anos de prisão efetiva. Além de furtar carteiras e utilizar os cartões bancários para efetuar pagamentos e levantamentos, ainda praticava burlas nas quais se fazia passar por falso funcionário de determinados serviços", recordam.
A PSP lá fora
A PSP explica ainda que membros da equipa em questão se encontram atualmente na Alemanha, "por força do Euro'2024 e e no âmbito da Cooperação Bilateral com a Polícia Federal Alemã". Estes agentes ficarão no local até ao final do evento, a 14 de julho.
"Durante o decorrer do grande evento desportivo, estes polícias já efetuaram 5 detenções por furto de carteirista. A primeira detenção, que teve lugar no passado dia 18 de junho, foi consumada devido à rápida ação de um dos polícias, que reconheceu o carteirista de imediato por já o ter abordado em Lisboa por suspeita da prática deste tipo de crime", lê-se na nora.
Para além destes cinco pessoas, a PSP já tinha detido outros três suspeitos na Alemanha, no âmbito da cooperação bilateral por ocasião das festividades do Carnaval. Na altura, foram detidas três pessoas, o que eleva para oito o número de pessoas detidas em contexto internacional este ano devido a este crime.
A PSP foi ainda "convidada pela Polícia Francesa" no âmbito da cooperação internacional para colaborar na prevenção deste tipo de criminalidade durante o decorrer dos Jogos Olímpicos, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto.
Os conselhos da PSP
- Guarde os seus pertences e objetos de valor em bolsos interiores;
- Não transporte objetos, como o telemóvel e/ou carteira, em bolsos traseiros ou visíveis;
- Não transporte grandes quantias de dinheiro e/ou objetos valiosos;
- Tenha malas e mochilas sempre fechadas e junto ao corpo;
- Preferencialmente, transporte as mochilas na parte da frente do corpo e não nas costas, especialmente se circular em transportes públicos ou em zonas de grande aglomeração de pessoas;
- Reforce a segurança das suas malas/mochilas se utilizar um cadeado de pequenas dimensões ou um simples clipe.
Leia Também: PSP detém trio de carteiristas em Lisboa que já é conhecido pela polícia