Naufrágio? "Um horror. O importante é que quem está vivo fique bem"

Dezessete tripulantes foram vítimas de um naufrágio na madrugada desta quarta-feira. Há três vítimas mortais e outros três tripulantes desaparecidos.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
03/07/2024 11:43 ‧ 03/07/2024 por Notícias ao Minuto

País

Naufrágio

O presidente da Câmara da Figueira Foz, Pedro Santana Lopes, falou aos jornalistas, esta quarta-feira, na sequência do naufrágio que aconteceu na Marinha Grande, que considerou "um horror".

"Não há nenhuma explicação ainda", reforçou aos jornalistas, dando conta de que o naufrágio terá acontecido na altura em que os pescadores "acabaram de recolher o peixe".

Sublinhando que a autarquia dará todo o apoio às famílias, e que haverá luto municipal, Santa Lopes apontou: "O importante é que quem está vivo fique bem o mais depressa possível".

Quanto aos familiares dos pescadores, Santana Lopes explicou que também lhes está a ser prestado apoio psicológico. Estas pessoas foram encaminhadas para um local próprio. "Há pessoas aqui que são familiares - pelo menos de um dos desaparecidos. Estão absolutamente desesperados", afirmou.

Pelo menos três mortos em naufrágio na Marinha Grande

Pelo menos três mortos em naufrágio na Marinha Grande

A bordo da embarcação seguiam 17 tripulantes. Onze foram resgatados com vida e outros três estão desaparecidos.

Joana Duarte | 07:16 - 03/07/2024

Questionado sobre se tem conhecimento de algum relato mais pessoas, Santana Lopes referiu que "uma das pessoas disse que esteve pouco tempo na água, que se conseguiu agarrar a mais uma boia" e que esteve "dois ou três minutos na água".

"O armador também o ouvi, antes de vir para aqui. Mas não posso, nem devo especular. Eles não sabem. O que dizem todos é 'não percebemos o que aconteceu'", explicou.

Santana Lopes tentou ainda falar com o mestre do barco, mas não quis "forçar" quando percebeu que esteve "estava em estado de choque, só chora - mas acho que vai ter alta".

Segundo o autarca, todos os tripulantes eram das comunidades piscatórias da região, havendo entre os sobreviventes duas pessoas de nacionalidade indonésia, "que também morarão aqui perto".

O alerta foi dado pelas 4h33, mas por volta das 10 horas a operação de resgate continuava, com mais pessoas das que se encontravam desaparecidas a serem encontrados. Na embarcação seguiam 17 pessoas e, de acordo com o último balanço, há três mortos, onze resgatados e três desaparecidos.

[Notícia atualizada às 11h47]

Leia Também: Marinha Grande lamenta naufrágio e diz que foco é encontrar desaparecidos

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas