A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), resgatou dois mochos-galegos juvenis, no concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, na segunda-feira.
Em comunicado, a GNR explica que recebeu o alerta para a localização das aves no interior da Escola Básica de Espargo.
"Os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local e encontraram os animais nuns bancos feitos de bobines em madeira de cabelagens. As referidas aves foram recolhidas e transportadas para o Parque Biológico de Gaia, onde foram entregues para monitorização do seu estado de saúde e recuperação", lê-se no comunicado.
Pode ver imagens das aves resgatadas na galeria que acompanha esta notícia.
O mocho-galego ('Athene noctua') é "uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família 'Strigidae'", explica a GNR, descrevendo-o como um animal "de hábitos marcadamente noturnos, embora, quando as condições o permitam, seja comum observá-lo durante o dia ou crepúsculo, sendo uma das espécies de Strigiformes mais avistadas durante o dia".
Encontra-se entre as espécies menores desta ordem de aves, atingindo em média 23,0 a 27,5 cm de comprimento, não havendo divergência entre sexos.
"A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas", conclui-se no comunicado.
Leia Também: Duas crias de mocho de orelhas resgatadas no Sabugal. Popular ajudou