Um portugueses morreu, esta sexta-feira, na queda de andaimes de um edifício de 19 andares no centro comercial Malley-Lumières, em Prilly, perto de Lausanne, na Suíça, revelou fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) ao Notícias ao Minuto. O acidente ocorreu cerca das 09h25 locais (08h25 em Lisboa).
Além do portugueses, pelo menos outras duas outras pessoas também morreram no desmoronamento dos andaimes - uma tem nacionalidade albanesa e a outra está ainda por apurar.
As primeiras informações davam conta que dois portugueses tinham perdido a vida no acidente. Mais tarde, o Secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas, José Cesário, corrigiu a informação e, em declarações ao Notícias ao Minuto, afirmou que há uma vítima mortal portuguesa e que outro português estava em "estado muito grave".
A maioria dos trabalhadores na obra são portugueses e albaneses.
Um comunicado da polícia do cantão de Vaud, onde ocorreu o acidente, referiu que, além de quatro feridos graves, há ainda a registar dois feridos moderados e outros dois feridos ligeiros. As nacionalidades dos oito feridos não são ainda conhecidas.
O Ministério Público de Vaud já abriu um inquérito criminal para determinar as circunstâncias e as causas do acidente.
Já o porta-voz da polícia de Vaud, Jean-Christophe Sauterel, revelou ao jornal Blick que as vítimas são todas trabalhadores. No local estão mais de 130 operacionais, entre polícia, bombeiros, socorristas e psicólogos.
Prilly malley accident échafaudage#lausanne pic.twitter.com/1n1fJq2847
— hasan ucar (@HasanUcar72) July 12, 2024
A zona circundante foi encerrada ao público e um complexo desportivo localizado nas imediações está a ser utilizado para receber feridos, avança por sua vez o jornal 24Heures.
As causas do acidente ainda não foram oficialmente divulgadas, mas tudo indica que o elevador de transporte de material tenha colapsado e arrastado toda a estrutura com ele.
[Notícia atualizada às 19h35]
Leia Também: Suíça. Acidente em prédio de 14 andares faz 3 mortos (há desaparecidos)