Português morre em acidente em obra na Suíça. Outro em "estado grave"

As primeiras informações avançadas davam conta de que dois portugueses tinham perdido a vida no acidente. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, corrigiu a informação.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Joana Duarte
12/07/2024 19:16 ‧ 12/07/2024 por Joana Duarte

País

Suíça

Um português morreu, esta sexta-feira, na sequência da queda de andaimes de um edifício de 19 andares em Prilly, perto de Lausanne, na Suíça. Outro está vivo, mas em "estado muito grave", confirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, ao Notícias ao Minuto.

 

José Cesário explicitou ainda, posteriormente, ao Notícias ao Minuto que a vítima mortal se trata de um cidadão luso-cabo-verdiano. O cantão de Vaud garantiu no seu site oficial que o cidadão luso tinha 35 anos.

Há ainda outras duas outras pessoas que também morreram no desmoronamento dos andaimes. Foram identificadas como sendo um cidadão suíço, de 43 anos, e um francês, de 30.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já apresentaram condolências. As primeiras informações avançadas davam conta de que dois portugueses tinham perdido a vida no acidente, que ocorreu cerca das 09h25 locais (08h25 em Lisboa), o que não se confirma. 

Há ainda registo de vários feridos, sendo que, de acordo com a imprensa suíça, quatro pessoas estão feridas com gravidade, dois "feridos com gravidade moderada" e outras duas vítimas com ferimentos ligeiros. Um dos feridos graves foi transportado de helicóptero para o Hospital Universitário de Genebra.

A maioria das pessoas que se encontrava a trabalhar na obra são portugueses e albaneses.

As causas do acidente ainda não foram oficialmente divulgadas, mas tudo indica que o elevador de transporte de material tenha colapsado e arrastado toda a estrutura com ele.

"Um dos meus colegas pode estar lá em baixo", diz sobrevivente na Suíça

Há trabalhadores que afirmam que "as condições de trabalho pioraram nos últimos anos". 

Notícias ao Minuto | 16:29 - 12/07/2024

Os bombeiros continuam os trabalhos "de estabilização e fixação dos andaimes ainda existentes nas outras três fachadas deste edifício de 19 andares e 60 metros de altura", anunciou o cantão de Vaud no seu site oficial, dando conta que estes poderiam "durar a noite toda e, provavelmente, sábado de manhã".

A área circundante "continua interditada devido ao risco de queda de elementos" e as autoridades apelam "aos curiosos para que não se desloquem ao local".

[Notícia atualizada às 22h52]

Leia Também: Marcelo lamenta morte de "compatriotas" em acidente de trabalho na Suíça

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas