Quatro vítimas mortais e dois feridos graves. Todos jovens entre os 18 e os 19 anos. Foi este o resultado trágico de um acidente na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, que se incendiou na madrugada de domingo na Estrada Municipal 202, em Melgaço, Viana do Castelo.
Inicialmente, tinha sido avançado que apenas três jovens morreram mas, mais tarde, veio-se a confirmar o óbito de um quarto ocupante do veículo a caminho do hospital.
O acidente ocorreu quando o carro onde seguiam se despistou e colidiu com uma árvore, acabando por se incendiar. De acordo com fonte da Proteção Civil, as seis pessoas seguiam no mesmo veículo.
As vítimas - Gabriel, Rita, Sara e Cláudio - faziam parte de um grupo de 25 a 30 jovens, antigos colegas de escola, todos eles da zona de Melgaço. O acidente ocorreu numa estrada próxima do parque de campismo de Lamas de Mouro, estrada essa que populares dizem ser usada para corridas.
Testemunhas dão conta que a tragédia aconteceu em contexto de uma 'brincadeira', que passava por acelerar o carro nessa via, avança o Jornal de Notícias.
O mesmo jornal reporta ainda que, logo após o embate, o carro terá ficado totalmente tomado pelas chamas. Três das quatro raparigas que seguiam nos bancos traseiros foram retiradas com vida do interior do carro por um amigo que se apercebeu do acidente, com ajuda de outros populares. Os outros ocupantes acabaram por morrer carbonizados.
Um dos jovens que perdeu a vida no acidente era militar, pelo que o Exército Português e o Ministério da Defesa lamentaram a sua morte.
"O Ministério da Defesa lamenta profundamente o falecimento do Segundo-Furriel Gabriel António Cardoso Garelha, no trágico acidente de viação ocorrido em Melgaço. Apresentamos sentidas condolências à família do militar, ao Exército Português e aos familiares das restantes vítimas", pode ler-se numa nota no ministério.
Também a Câmara Municipal de Melgaço emitiu uma nota de pesar nas redes sociais, na qual se lê que "a comunidade de Melgaço partilha o luto e a tristeza destas famílias" e "presta homenagem à memória dos jovens que nos deixaram tão prematuramente", anunciando que a bandeira do município foi colocada a meia haste em sinal de luto.
A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho também recorreu às redes sociais para dar conta da morte da sua aluna.
"É com profunda consternação que a Escola Superior de Enfermagem comunica o falecimento da Estudante da Licenciatura em Enfermagem Rita Marques Afonso, vítima de um acidente de viação esta madrugada em Melgaço", pode ler-se numa publicação na rede social Facebook.
De notar que o violento acidente fez subir para 10 o número de mortos na estrada, só este fim de semana, segundo dados provisórios da sinistralidade da Guarda Nacional Republicana (GNR). Há ainda a registar 14 pessoas que ficaram feridas com gravidade.
Leia Também: Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana