Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

PJ detém suspeito de incêndio em associação cultural no Porto em maio

Um homem de 26 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de autoria do incêndio, na madrugada de 12 de maio, no centro social A Gralha, no Porto, revelou hoje aquela polícia de investigação.

PJ detém suspeito de incêndio em associação cultural no Porto em maio
Notícias ao Minuto

15:04 - 16/07/24 por Lusa

País Polícia Judiciária

Segundo a PJ, o incêndio terá sido provocado com "recurso a um maçarico, após arrombamento dos acessos ao espaço, aparentemente num quadro de desavença e represália".

 

Na manhã do incidente, a PSP revelou à Lusa que o alerta fora dado pelas 05:00 e que, por haver suspeita de fogo posto, foi acionada o piquete da Polícia Judiciária ao local.

Na mesma data, na sua página da rede social Instagram, o Centro Social Autogerido (CSA) A Gralha referia que ter sido alvo de "um violento ataque que provocou inúmeros danos materiais", designadamente a "destruição da porta e da montra, tentativa de incêndio da biblioteca social, incêndio de publicações informativas/políticas/associativas e destruição parcial da zona da cozinha".

A instituição surgiu em 2019 para a "construção de alternativas e resistência ao sistema opressivo hierárquico e autoritário, sendo um local de convívio, de criação de pensamento crítico e de difusão de conhecimento livre, de intercâmbio de saberes, de ações combativas, de apoio às lutas sociais, de experimentação de práticas de economia baseadas na horizontalidade e no apoio mútuo", lê-se na página oficial do Instagram.

O detido vai ser presente à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Leia Também: Engenho explosivo encontrado em praça de touros em Torres Vedras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório