O empresário brasileiro Roberto Cardassi, diretor da empresa BlueBenx, foi detido pela Polícia Judiciária portuguesa, em Braga, suspeito de aplicar golpes financeiros e lavagem de dinheiro que somam pelo menos 160 milhões de reais (26.960.000,00 euros).
Segundo a imprensa brasileira, a BlueBenx, que criou a sua própria criptomoeda e prometia retornos de até 66%, alegou que sofreu um ciberataque e bloqueou o acesso dos investidores ao dinheiro.
Assim, o homem começou a ser ameaçado de morte e procurado, levando-o a fugir para Portugal.
De acordo com o jornal O Globo, a empresa foi fundada em 2017 e o suposto ataque cibernético terá ocorrido em 2022.
Segundo a PJ, poderá ser condenado numa pena de prisão de 10 anos.
Foi presente ao Tribunal da Relação de Guimarães que determinou que ficasse a aguardar o processo de extradição sujeito à medida de coação de apresentações trissemanais no posto policial da sua área de residência.
Leia Também: Jovem detido pela PJ com moeda falsa sujeito a apresentações periódicas