GNR transportou 189 órgãos este ano e fez 38.902 km para "salvar vidas"
No total, este ano a força policial empenhou 396 militares para efetuar o transporte de órgãos.
© Guarda Nacional Republicana
País Transplante
A Guarda Nacional Republicana (GNR) efetuou desde o início do ano de 2024 o transporte de 189 órgãos. No total, este ano a força policial empenhou 396 militares e percorreu cerca de 38.902 quilómetros para prestar "um valioso contributo para salvar vidas".
Segundo um comunicado da GNR enviado este sábado às redações, a autoridade dá conta que os militares efetuam o transporte de órgãos entre vários hospitais desde 1994.
Por norma, a GNR "é contactada pela Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado e de imediato mobiliza uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições clínicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante". O transporte é efetuado no "mais curto espaço de tempo possível", explicou, de seguida.
No documento a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os militares referem que os distritos com mais transportes realizados são Coimbra (31), Lisboa (30), Aveiro (23) e Braga (21).
No ano passado, "a GNR transportou 315 órgãos, empenhou 628 militares e percorreu 67.771 quilómetros".
A GNR salientou ainda que continua empenhada "em contribuir para a importante missão de salvar vidas, onde cada minuto conta".
Leia Também: Portugal realizou 547 transplantes renais em 2023, incluindo 71 de dador vivo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com