A Guarda Nacional Republicana deteve 12 pessoas e detetou 58 contraordenações numa operação de prevenção criminal em festival, em Sines, no distrito de Setúbal.
De acordo com uma nota enviada às redações, a operação em causa decorreu de 20 a 27 de julho. Contactada pelo Notícias ao Minuto, a GNR explicou que se tratou do Festival Músicas do Mundo.
Em relação às 12 detenções, nove destas aconteceram pelo crime de tráfico de estupefacientes, uma por resistência e coação, uma por condução com taxa de álcool igual ou superior a 1,2g/l e outra por condução sem habitação legal.
"Foram ainda elaborados 58 autos de contraordenação, nomeadamente 40 por consumo de produtos estupefacientes e 18 autos de âmbito rodoviário", explicam as autoridades, dando conta de que foram feitas várias apreensões. Entre as mesmas estavam 211 doses de haxixe, 31 doses de liamba, 44 doses de cocaína, quatro doses de MDMA, 65 pastilhas de ecstasy, seis selos de LSD, 33 doses de anfetaminas, 33 gramas de cogumelos alucinogénios, um telemóvel e 420 euros em numerário.
Os factos de âmbito criminal foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santiago do Cacém.
A operação de segurança do festival contou com ainda com o reforço dos militares dos Destacamentos de Intervenção (DI) de Setúbal e Santarém, e do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI).
Leia Também: Festival Músicas do Mundo de 2025 realiza-se entre 18 e 26 de julho