A nova Maternidade Luís Mendes da Graça, no Hospital de Santa Maria, abriu hoje portas. Apesar de garantir que as instalações estão concluídas e que o espaço abre com todas as condições necessárias, o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), Carlos Martins, admitiu que o espaço abre sem o "número de profissionais que pretendemos".
"Neste momento temos que continuar a agradecer aos profissionais de saúde o enorme esforço e dedicação e disponibilidade que têm tido", reagiu Carlos das Neves Martins quando questionado se o número de profissionais de saúde era suficiente para o serviço em causa, e reforçando que está em curso "a contratação de mais recursos humanos".
"Não é o numero que pretendemos", confessou, referindo que "temos no nosso plano de ação a contratação de mais 10 médicos", entre outros profissionais, como enfermeiros e técnico auxiliares de saúde.
Carlos Neves Martins reforçou que o espaço que hoje passa a estar disponível para as mulheres grávidas e suas famílias consiste numa abertura e não uma reabertura.
"Não estamos a reabrir, estamos a abrir as nova instalações com excelentes condições de trabalho para os profissionais que estiveram um ano a trabalhar de forma penosa e cumpriram a sua missão", disse, lembrando que "nunca fechámos. Tivemos constrangimentos de funcionamento, mas nunca fechámos. A Urgência de Ginecologia esteve sempre aberta, a Urgência de Obstetrícia esteve sempre aberta até às 22 semanas. Esteve em funcionamento dentro do que era possível".
Recorde-se que o Serviço de Urgência de Ginecologia do Hospital Santa Maria para grávidas até 22 semanas de gestação passa a funcionar, desde hoje, na nova Maternidade Luís Mendes da Graça, segundo o presidente da instituição.
Segundo a ULSS, as obras para construção da nova maternidade do Hospital de Santa Maria têm decorrido dentro do prazo contratual previsto, mantendo-se o planeamento anunciado publicamente para abertura dos seus serviços.
O investimento global de seis milhões de euros permitiu remodelar a urgência de Obstetrícia e Ginecologia e construir 12 salas, dois blocos operatórios e uma sala de observações na nova maternidade, num total de cerca de mil metros quadrados de área nova a ser construída.
Leia Também: Urgência de Ginecologia do Santa Maria funciona desde hoje na nova maternidade